Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Sua mente pode estar prejudicando a adoção de bons hábitos alimentares

Postado em 13/03/2020


Acredite se quiser, mas é possível que você goste de alimentos que diz odiar e isso nada tem a ver com uma mudança de paladar. A nossa mente grava certos acontecimentos, principalmente na infância, que pode nos sabotar. A textura pode ser um fator determinante para uma criança crescer dizendo que não gosta de determinado alimento, quando na verdade o gosto em si não é um problema. Mas é bom lembrar que essa não é a única razão que impede alguém de não comer algo. O sabor pode ser ato determinante para certo alimento ser cortado da nossa dieta alimentar.

Todos construímos a nossa identidade baseado em verdades que um dia compramos e depois não questionamos mais, mesmo que os contextos mudem. tudo isso acontece sem que a gente se dê conta. A mente faz esse trabalho sem que a gente perceba muitas das vezes. Nós passamos anos defendendo um mesmo ponto de vista até que um dia, talvez, começamos a questioná-lo e a mudar nossos hábitos.

É difícil saber por que superamos aversões a determinados alimentos, mas é claro que muitas pessoas passam a ser menos exigentes à medida que ficam mais velhas. Muitos conseguem facilmente superar as aversões. Mas e aqueles que não conseguem? As motivações para superá-las variam. Podem ser pressões sociais, desejo de parecer sofisticado, ou necessidade por hábitos mais saudáveis. Em todos os casos, a melhor maneira de superar essas aversões é comer mais desses alimentos. Quanto mais você come, mais você vai gostar e a rejeição diminuirá.

Seja no âmbito alimentar ou não, vale a pena refletir um pouco sobre o que estamos fazendo nesse famoso piloto automático e se é isso mesmo que queremos. O autoconhecimento é muito importante.

O ASSIM SAÚDE zela pela sua qualidade de vida.